quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Drogas Radioprotetoras

Os compostos radioprotetores são aqueles que reduzem o efeito biológico das radiações. Foram desenvolvidos mais de 3 mil compostos por pesquisadores do Hospital das Forças Armadas de Walter Reed (EUA). Entre estes, a amifostina (WR2721) parece ser o melhor para o uso clínico, por proteger diferencialmente o tecido normal  e não proteger diversos tipos de tumores. Esta droga apresenta grupamento fosfato na sua molécula, para diminuir sua toxicidade, que deve ser clivado enzimaticamente para a droga entrar na célula. Essa clivagem é feita pela enzima fosfatase alcalina, presente em grandes concentrações nos tecidos normais e em baixas nos tumores. Ainda nos tecidos normais, a droga penetra ativamente, e nos tumores, por transporte passivo. Desta forma, a penetração e concentração da droga no meio intracelular ocorre com mais rapidez nas células normais do que nas tumorais.
Acredita-se que o mecanismo de ação do WR2721 deve-se ao fato de a droga "varrer" os radicais livres, doar íons (H+), favorecendo o reparo químico do DNA, e promover hipoxia devido ao consumo de oxigênio, tornando as células menos radiossensíveis. Recentemente, observou-se que a droga apresenta propriedades antimutagênicas quando presente antes ou até 3 horas depois da irradiação.


Fonte: Livro - Física e dosimetria das radiações.

domingo, 14 de novembro de 2010

A Radiologia Digital

A Radiologia Digital é a área de diagnóstico médico que emprega sistemas computacionais para a aquisição, transferência, armazenamento e tratamento das imagens digitais adquiridas. A partir de modernos sistemas computacionais desenvolvidos em plataformas apropriadas de tratamento gráfico tornou-se possível uma gama de aplicações que vão desde, uma simples medida linear, até um complexo modelo de apresentação tridimensional (3D). 
Os mecanismos de comunicação, transferência de arquivos e armazenamento de informações, possibilitou ainda o estabelecimento do trabalho em rede onde, equipamentos conectados entre si, passaram a trocar informações do paciente, de exames, de protocolos e,  também, passaram a fazer o armazenamento de imagens e documentação radiográfica em impressoras a laser. 

Redes nos Centros de Radiologia:

Os centros de diagnóstico por imagem possuem diversos equipamentos de imagem, processadoras, work-stations e computadores pessoais que ligados em rede formam o sistema de informações das imagens radiológicas digitais.
As imagens existentes em diferentes postos no serviço de radiologia podem ser transferidas utilizando-se o protocolo DICOM de imagens que foi criado pelo Colégio Americano de Radiologia.

DICOM - "Digital Imaging Communications in Medicine" ou Comunicação de Imagens Digitais em Medicina, é um conjunto de normas para o tratamento, armazenamento e transmissão de imagens médicas em sistema eletrônico, constituindo um protocolo.
Foi criado com a finalidade de padronizar a formatação das imagens diagnósticas em Tomografia, Ressonância Magnética, Radiografias Digitais e Ultrassonografia.
O padrão DICOM é uma série de regras permite que imagens médicas sejam trocadas entre equipamentos de diagnóstico por imagem, computadores e hospitais.

PACS (Picture Archiving and Communications Sistems):

O PACS é um sistema de gerenciamento, arquivo e técnicas de transmissão de imagens digitais entre o serviço de diagnóstico por imagem e as diversas unidades hospitalares e na comunicação à distância junto  à clínicas ou a unidades de computadores pessoais.



O PACS traz novas perspectivas no manuseio das imagens radiológicas e apresenta os seguintes interesses:

- As imagens são disponibilizadas em computadores, eliminando os gastos com filmes radiológicos;

- As imagens podem ser rapidamente transmitidas para estações distantes como clínicas particulares ou hospitais;

- As imagens podem ser armazenadas ou arquivadas para posterior tratamento.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

08 de Novembro: Dia dos Profissionais das Técnicas Radiológicas

No dia 08 de novembro de 1895 o físico alemão Wilhelm Konrad Röentgen descobriu os raios X, esta que é considerada como uma das maiores descobertas da ciência em benefício à humanidade. Por esse fato, esta data ficou instituída como o dia de todos os profissionais de radiologia, sejam Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia. 
Parabéns a todos nós! Que a nossa classe possa sempre trabalhar unida e visando sempre a otimização dos serviços, a excelência e a ética profissional para contribuir com o desenvolvimento do país e promover a preservação da saúde de todos que são submetidos as técnicas radiológicas.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Enade 2010

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2010 será realizado no dia 21 de novembro, o exame será aplicado às 13 horas, horário de Brasília-DF, aos estudantes matriculados no primeiro e último anos dos cursos de bacharelado de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, e dos cursos superiores de tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia. 
Segundo a Assessoria de Imprensa do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira,  estão habilitados ao Enade 2010 os estudantes ingressantes que até o dia 02 de agosto tiverem concluído entre 7% e 22%, inclusive, da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de ensino superior, e os estudantes concluintes que concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de ensino superior ou que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010.
Para os cursos superiores de tecnologia com carga horária mínima de 2.000 horas, serão considerados ingressantes aqueles que, até o dia 02 de agosto tiverem concluído pelo menos 7% e 25%, inclusive, da carga horária mínima do currículo e serão considerados concluintes aqueles que até o dia 02 de agosto tiverem concluído pelo menos 75% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de ensino superior ou que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010.
Para acompanhar mais informações acessem: