segunda-feira, 25 de julho de 2011

Projeto no Senado pretende suspender a instalação de novas usinas nucleares no Brasil

O Brasil pode seguir a tendência de países como a Alemanha e Itália, decretando a moratória do uso da energia nuclear, se aprovar em tramitação no Senado. Projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) suspende a construção de novas usinas termonucleares em todo o território nacional pelo prazo de 30 anos.
Nos dias 12 e 13 de junho, 94% dos eleitores italianos rejeitaram, em plebiscito, a retomada do programa nuclear naquele país. Na Alemanha, o governo decidiu desativar todas as usinas nucleares até o ano de 2022.
Na justificação do PLS 405, que terá decisão terminativa na Comissão de Serviços de Infraestrutura, Cristovam Buarque afirma que a suspensão preventiva contribuirá para afastar do país o clima de incerteza sobre a energia nuclear e não restringirá as pesquisas científicas no setor.
Os reatores respondem atualmente por 14% da produção de energia elétrica no mundo, de acordo com o relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Isso os coloca como terceira maior fonte, atrás do carvão e do gás natural. Os países mais dependentes de energia atômica são a Lituânia (76%), a França (75%) e a Eslováquia (53%).
Caso o Brasil opte pela moratória na energia nuclear, o impacto será muito pequeno. No primeiro semestre de 2011, a central nuclear de Angra dos Reis foi responsável por 3,19% da produção de energia elétrica nacional, produzindo 1.793 megawatts, em média. Na Alemanha, as usinas termonucleares são responsáveis por 26% da geração de energia.



Usinas nucleares Angra 1 e Angra 2.



Obras de Angra 3, a terceira usina termonuclear do país que estará pronta para operação em 2015.


Uma eventual moratória choca-se contra os planos do governo federal, que prevêem a construção de pelo menos mais quatro usinas nucleares até 2030. Segundo os estudos do Executivo, em 2015, com a entrada em operação de Angra 3, o parque nuclear geraria 3.300 megawatts. Com mais quatro usinas, a capacidade de geração de energia nuclear, em 2030, chegaria a 7.300 megawatts.
O cronograma prevê para 2019 e 2021, respectivamente, o início da operação da primeira e da segunda usinas do Nordeste. Em 2023 e 2025, deverão entrar em operação a primeira e a segunda usinas do Sudeste.
As decisões da Itália e da Alemanha contra o uso da energia nuclear foram influenciadas pelo desastre nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, em 11 de março deste ano, depois de um terremoto seguido de tsunami que destruiu as instalações do complexo.


Fonte: Jornal "O Estado de São Paulo"  (com adaptações).

terça-feira, 19 de julho de 2011

A História da Tomografia Computadorizada

Em 1963, Allan Macleod Cormack, físico nascido na África do Sul descobriu que era possível determinar os coeficientes de absorção de uma estrutura plana e medir, desde um determinado número de direções, as variações de intensidade dos raios X transmitidos.



Allan Macleod Cormack


O desenvolvimento do primeiro aparelho aconteceu no ano de 1967, pelo físico inglês Godfrey Newbold Hounsfield.


Godfrey Newbold Hounsfield




Dados Históricos:

- No ano de 1970, o sistema completo para tomografia computadorizada estava pronto;

- Em 1971, foi realizado o primeiro "scanner" de crânio;

- A patente para o invento foi concedida em 1972 e, naquele ano, Hounsfield e Cormack criaram a técnica de Tomografia Computadorizada;

- O desenvolvimento da tomografia computadorizada é atribuído a Godfrey Newbold Hounsfield e ao Dr. Allan Macleod Cormack;

- Em 1972, foi oficialmente introduzido o novo método para formação de imagens a partir da combinação de raios X e computadores;

- Em 1973, os primeiros aparelhos para exames de crânio foram instalados nos EUA e alguns países na Europa;

- Em 1974, teve início o uso da tomografia computadorizada para exames dos demais segmentos do corpo;

- No ano de 1979, eles receberam juntos o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina;

- Desde a descoberta dos raios X em 1895, o desenvolvimento da tomografia computadorizada foi o maior avanço dado na Radiologia até aquela época.




Fonte: Tecnologia Radiológica e Diagnóstico por Imagem (com adaptações).









segunda-feira, 11 de julho de 2011

Eventos de Radiologia no 2º Semestre de 2011

III Jornada Cearense de Radiologia, será realizada nos dias 26 a 28 de agosto de 2011. Local: Hotel Vila Galé, Fortaleza/CE.
Mais informações acesse: http://www.soceara.com.br/




I Congresso Alagoano de Técnicas Radiológicas, será realizado entre os dias 01 a 03 de setembro de 2011. Local: Faculdade Integrada Tiradentes - Fits, Maceió/AL. 




XL Congresso Brasileiro de Radiologia, será realizado nos dias 12 a 15 de outubro de 2011. Local: Centro de Convenções de Pernambuco, Recife/PE.
Mais informações acesse: http://www.cbr.org.br/






IV Congresso Nacional e I Intercâmbio Internacional das Técnicas Radiológicas, será realizado nos dias 28 a 30 de outubro de 2011, no Centro de Convenções de Florianópolis, CentroSul, em Santa Catarina. Evento promovido pelo Congresso Nacional de Técnicos em Radiologia - CONTER.




sexta-feira, 8 de julho de 2011

Tatuagens e o Risco em Exames de Ressonância Magnética

Alguns tipos de tatuagens podem apresentar perigo quando se necessita realizar um exame de ressonância magnética, o risco está relacionado à composição do material das tintas e ao tamanho da tatuagem. Especialistas dizem que algumas cores causam mais reações que outras, por exemplo, a tinta de cor vermelha contém ferro, que é um material ferromagnético e sensível aos campos magnéticos aplicados nos equipamentos de ressonância magnética.
Além disso, o ferro da tinta vermelha pode conduzir eletricidade, circuitos de corrente são induzidos quando os campos magnéticos estão mudando rapidamente durante o processo na formação de imagens. Este fluxo de corrente elétrica pode esquentar o metal presente na composição da tinta com capacidade suficiente para queimar.
As reações podem resultar em inchaço da pele tatuada e da área ao redor, sensações de calor e irritação mais profunda na pele, reações mais graves podem resultar em queimaduras de primeiro e segundo grau.



Se o paciente que tem alguma tatuagem no corpo necessita realizar um exame de ressonância magnética deve informar ao médico, ao tecnólogo e/ou técnico, esses profissionais irão avaliar a situação.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Fato Histórico!

No ano de 1994, inicia-se na Universidade Luterana do Brasil, no Rio Grande do Sul, a primeira turma para a formação de tecnólogos em radiologia, profissionais de nível superior que atuam no exercício das técnicas radiológicas, fato que marcou o início da inserção desses profissionais no país.